domingo, 12 de outubro de 2014

Resultado da pesquisa com os professores da escola sobre as TDICs


ANALISE DO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES:
1. Qual a carga horária ( total ) ?
A maioria trabalha em média 40 horas, sendo que há também alguns com 50 horas e 60 horas também.

2. Quantas horas por dia em média você fica conectado a internet e qual a frequência na semana?
Em média a maioria se conecta 1 hora por dia e acessa todos os dias.

3. Você possui perfil em rede social e endereço eletrônico?
A maioria possui perfil em rede social e endereço eletrônico apenas um dos entrevistados não possui nem uma das duas opções de perfil.

4. Você considera que as TDICs vieram para facilitar e auxiliar nas tarefas do dia a dia?
Os professores consideram que as tecnologias vieram para auxilia-los com certeza e  foram unanimes em responder que não.

5. Professor ao adquirir uma mídia tecnológica (celular, TV, notebook, tablete, câmera digital, filmadora e outros) como você aprende a usá-las?
Há uma variedade de maneiras de aprender a usar alguns leem o manual, outros aprendem na internet  e ou pedem ajuda a alguém ou pesquisam na internet.

6. Quais tecnologias pedagógicas você professor utiliza em seu dia a dia, com seus alunos em suas aulas?
Todos utilizam a tecnologia em suas aulas aqui podemos citar na maioria a TV, aparelhos de DVD, Câmera Digital e Computador e Internet e alguns o Celular o Tablet e Filmadora.

7. Que mudanças essas práticas vêm introduzindo na escola, dentro e fora das salas de aula?
Possibilita mais dinamismo as aulas; desenvolve a criatividade tanto do professor como dos alunos; torna as aulas mais atrativas, possibilita a inserção dos alunos ao mundo digital (acesso aos alunos que ainda não tem). Colaboram com os trabalhos na escola e ajuda no aprendizado do aluno, mantendo-os atualizados. Mais recursos disponíveis para melhorar o ensino.

8. Qual a maior dificuldade que você enfrenta para utilizar as mídias ou tecnologias em suas aulas?
A maioria dos professores ressalta a falta de tempo, excesso de aulas o que dificulta o planejamento das aulas com esses equipamentos e falta de prática e domínio sobre os programas que podem ser usados como ferramentas pedagógicas.Equipamentos insuficientes para fazer uso. 

9. Professor ao usar o laboratório com os alunos, quais as dificuldades?
Todos responderam que a internet lenta é o maior dificuldade.

10. Ao utilizar os equipamentos  tecnológicos da escola:
A maioria tenta aprender por conta ou com ajuda os equipamentos e alguns fazem curso para utilizar  e alguns pedem ajuda ao professor de tecnologias e uma minoria sabe utilizar sem precisar de algum auxílio.

11. Você se considera um usuário consciente do uso das TDICs?
Nesse quesito observou-se um equilíbrio nas respostas, pois 60 % acreditam que sim e 40% em parte. 

12.  Você utiliza e navega na Internet  com segurança?
 Todos acreditam que utilizam e navegam com segurança.

13.  Você conhece e acessa o blog da escola?
A maioria conhece, somente um professor não. 

14. O que o mais o atrai e fascina ao lidar com as tecnologias? 
O professor considera a aula mais dinâmica, participativa e um maior envolvimento com a utilização de equipamentos atualizados para a prática pedagógica. Facilitar o acesso as redes sociais e busca de maiores conhecimentos com agilidade das informações, a sociabilidade, como sendo os principais atrativos. 

15. Você se sente pressionado a utilizar as TDIC?
Os  professores responderam que não ou apenas em parte, mas sentem que é uma necessidade do educador estar atualizado, aumentando o domínio sobre estes. Ao mesmo tempo consideram-se satisfeitos em poder ter acesso as TDIC. Advertem ainda que, às vezes podemos até não perceber, mas há um apelo comercial bem forte por traz.

16. Que práticas podem identificar e registrar com o uso das TDIC?
Apontaram novas formas de comunicação e busca de informações, que auxiliam nos conteúdos escolares, novos hábitos, novas relações de trabalho, novas formas de socialização, interatividade. Também destacaram o registro através de filmagens, danças, cantigas, práticas pedagógicas, assistir filmes e o uso do Datashow.

17. Professor, através de observações, como os alunos utilizam as TDIC na escola e o que pensam sobre essas experiências?
Observam que os alunos usam mais intensamente para comunicação e poucos como ferramenta de busca de informações e aprendizado. Os alunos não temem (ou perdem o medo) em mexer nos equipamentos. As TDIC fascinam os educandos e prende mais sua atenção nos conteúdos. Ressaltam que poderia haver aulas mais específicas com pessoas formadas na área.

18. Que desafios para a integração das TDIC você encontrou em sua escola?
Analisam a falta de domínio e conhecimento dos equipamentos como maiores desafios. Os recursos estão disponíveis, porém há a necessidade de aprender mais para usá-los.

19. Que sugestões vocês podem dar para fortalecer o processo da Cultura Digital na escola?
Como sugestões, indicam: o incentivo a formação do professor, através de cursos e também dos alunos com mais dificuldades; a motivação dos professores e alunos para fazerem uso destes recursos; facilitar o acesso aos alunos; criar canais comunicativos entre docentes e discentes e aquisição da lousa digital.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

RETRATO DA ESCOLA - CEJA ITAPIRANGA

Atividade desenvolvida no Curso de Especialização: Educação na Cultura Digital.
Esta atividade objetivava compor o Retrato da cultura digital do CEJA de Itapiranga SC. Foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos com o intuito de conhecer o perfil tecnológico.
Cursistas: Dircelei Arenhard, Mariane  Fiorentin, Roseli Gass, Gislaine Fabião e Lidiane Wermuth
Tutor: Marcos Fiorentin
Professora: Christina Martinez Hipólito

Compor o Retrato de uma Escola, não é uma tarefa simples, requer um olhar atento e investigativo, ainda mais quando se trata do uso das TDICs. Portanto para dar maior lisura e credibilidade ao trabalho, após uma observação inicial e superficial, decidiu-se aplicar questionários para os alunos e professores do CEJA, no intuito de descobrir qual era o perfil tecnológico dessa clientela.
Hoje as TDICs estão integradas no âmbito familiar, fazendo parte do cotidiano do ser humano e os alunos do CEJA não fogem a essa realidade. Apesar de não terem concluído os estudos na idade certa, eles não estão aquém do mundo que os cerca. Sabem muito bem o que querem e estão em busca do conhecimento, recorrendo a escola e à internet como meio e ferramentas para o acesso a informação, a pesquisa e entretenimento.
Podemos observar que a maioria dos alunos possui seu endereço eletrônico, como também um perfil em alguma rede social, considerando-se usuários conscientes. Acreditam que não tem muitas dificuldades ao lidarem com as tecnologias, e que elas vieram para facilitar nas tarefas do seu dia a dia. O questionário nos mostrou que devemos divulgar mais o blog da escola, pois apenas metade dos alunos o acessa e conhece.
Na opinião dos alunos, os professores sabem utilizar as TDICs, e estão abertos á inovação. Acreditam também que os professores são fundamentais no processo de formação dos estudantes e influenciam total ou parcialmente nas suas vidas.  Avaliam que eles não poderão ser substituídos totalmente pelas TDICs, mas podendo ocorrer  em parte.
Observou-se com a aplicação da pesquisa que a maioria tem computador, notebook, ou  celular e que o tablet também é utilizado pelos alunos da escola para o acesso doméstico.
Podemos analisar que os alunos da nossa escola possuem várias ferramentas tecnologicas em suas casas. Constatou-se a internet, o computador, notebook, DVDs e câmera digital, como TDICs mais utilizadas em sala de aula. Sendo avaliada a TV, o computador, internet, celular, rádio as que mais ajudam no processo de aprendizagem.
No entanto, é visível que as mesmas vem sendo utilizadas com a finalidade de contribuir com o conteúdo trabalhado, através de pesquisas em sua grande maioria, comunicação e entretenimento. Dessa forma, percebe-se que para o educando essa prática é muito atrativa, fazendo com que o aluno internalize conteúdos de modo descontraído, já que, os mesmos dominam as TDIC quase que na sua totalidade. A maioria faz uso da internet todos os dias e em média uma hora, segundo a pesquisa realizada.
A escola e o professor precisam se inserir no mundo tecnológico através do processo de ensino aprendizagem das TDICs para poder acompanhar os seus alunos no uso dessas ferramentas e adequando o seu currículo cada vez mais para que o mesmo torne-se atrativo, pois cada vez mais e mais cedo temos acesso a esse universo de informações e tecnologias. Os avanços nesta área acontecem muito rápido e precisamos estar preparados para isso.
Tendo em vista que a  maioria dos   alunos do CEJA  tem acesso a vários meios tecnológicos, nós professores tentamos inserir as TDICs nas aulas  com a finalidade de ampliar e melhorar o ensino e a  aprendizagem.
A escola tem um papel fundamental na construção dessa cultura, contribuindo na formação de sujeitos críticos, mentalidades e identidades individuais e coletivas. A mesma  é um dos principais meios para dar apoio aos alunos no conhecimento das culturas digitais, porém nem todos os professores e nem todas as instituições escolares estão preparadas para isto. Precisamos de mais conhecimentos sobre as mídias em geral para podermos dar um salto nas culturas digitais em nossas escolas. As TDIC ainda são para muitos novidades, pelas dificuldades de alguns acessos e por desconhecimentos de algumas mídias, sendo assim as culturas populares prevalecem ainda no cotidiano de nossos alunos.
O papel da educação, é divulgar e disseminar o conhecimento produzido e estimulando inovações na educação principalmente com introdução das TDICs.
 

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

As professoras Gislaine Fabião. Roseli Gass, Dircelei Arenhardt, Lidiane Wermuth e Mariane Fiorentin iniciaram em agosto um Curso de Especialização pela UFSC - Educação na Cultura Digital. Como atividade na disciplina PLAC 1 produziram um vídeo sobre o uso e importância das TDICs (Tecnologias digitais de informação e comunicação) em sala de aula.
Agradecemos a contribuição do diretor Eduardo Guarienti, do professor de história Baltazar Bertol e da aluna Rosimar Baierle.


ASSISTA O VÍDEO, ACESSANDO O LINK: https://docs.google.com/file/d/0B-jDrUvriyIPbTVoazhvbXl1ZXc/edit


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Aula prática com os alunos do Ensino Fundamental de Santa Helena.

 Os alunos tinham a disposição inúmeros produtos como: álcool, gasolina, farinha de milho e trigo, amido de milho, arroz, feijão, água, areia, brita, terra, serragem, vinagre, bicarbonato de sódio.
Foi trabalhado misturas de substâncias, as quais podem ser homogêneas e ou heterogêneas.

Os alunos mesmos tiveram a oportunidade de fazer as misturas e assim classifica-las em homogêneas ou heterogêneas.




 Professora Dircelei