domingo, 12 de outubro de 2014

Resultado da pesquisa com os professores da escola sobre as TDICs


ANALISE DO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES:
1. Qual a carga horária ( total ) ?
A maioria trabalha em média 40 horas, sendo que há também alguns com 50 horas e 60 horas também.

2. Quantas horas por dia em média você fica conectado a internet e qual a frequência na semana?
Em média a maioria se conecta 1 hora por dia e acessa todos os dias.

3. Você possui perfil em rede social e endereço eletrônico?
A maioria possui perfil em rede social e endereço eletrônico apenas um dos entrevistados não possui nem uma das duas opções de perfil.

4. Você considera que as TDICs vieram para facilitar e auxiliar nas tarefas do dia a dia?
Os professores consideram que as tecnologias vieram para auxilia-los com certeza e  foram unanimes em responder que não.

5. Professor ao adquirir uma mídia tecnológica (celular, TV, notebook, tablete, câmera digital, filmadora e outros) como você aprende a usá-las?
Há uma variedade de maneiras de aprender a usar alguns leem o manual, outros aprendem na internet  e ou pedem ajuda a alguém ou pesquisam na internet.

6. Quais tecnologias pedagógicas você professor utiliza em seu dia a dia, com seus alunos em suas aulas?
Todos utilizam a tecnologia em suas aulas aqui podemos citar na maioria a TV, aparelhos de DVD, Câmera Digital e Computador e Internet e alguns o Celular o Tablet e Filmadora.

7. Que mudanças essas práticas vêm introduzindo na escola, dentro e fora das salas de aula?
Possibilita mais dinamismo as aulas; desenvolve a criatividade tanto do professor como dos alunos; torna as aulas mais atrativas, possibilita a inserção dos alunos ao mundo digital (acesso aos alunos que ainda não tem). Colaboram com os trabalhos na escola e ajuda no aprendizado do aluno, mantendo-os atualizados. Mais recursos disponíveis para melhorar o ensino.

8. Qual a maior dificuldade que você enfrenta para utilizar as mídias ou tecnologias em suas aulas?
A maioria dos professores ressalta a falta de tempo, excesso de aulas o que dificulta o planejamento das aulas com esses equipamentos e falta de prática e domínio sobre os programas que podem ser usados como ferramentas pedagógicas.Equipamentos insuficientes para fazer uso. 

9. Professor ao usar o laboratório com os alunos, quais as dificuldades?
Todos responderam que a internet lenta é o maior dificuldade.

10. Ao utilizar os equipamentos  tecnológicos da escola:
A maioria tenta aprender por conta ou com ajuda os equipamentos e alguns fazem curso para utilizar  e alguns pedem ajuda ao professor de tecnologias e uma minoria sabe utilizar sem precisar de algum auxílio.

11. Você se considera um usuário consciente do uso das TDICs?
Nesse quesito observou-se um equilíbrio nas respostas, pois 60 % acreditam que sim e 40% em parte. 

12.  Você utiliza e navega na Internet  com segurança?
 Todos acreditam que utilizam e navegam com segurança.

13.  Você conhece e acessa o blog da escola?
A maioria conhece, somente um professor não. 

14. O que o mais o atrai e fascina ao lidar com as tecnologias? 
O professor considera a aula mais dinâmica, participativa e um maior envolvimento com a utilização de equipamentos atualizados para a prática pedagógica. Facilitar o acesso as redes sociais e busca de maiores conhecimentos com agilidade das informações, a sociabilidade, como sendo os principais atrativos. 

15. Você se sente pressionado a utilizar as TDIC?
Os  professores responderam que não ou apenas em parte, mas sentem que é uma necessidade do educador estar atualizado, aumentando o domínio sobre estes. Ao mesmo tempo consideram-se satisfeitos em poder ter acesso as TDIC. Advertem ainda que, às vezes podemos até não perceber, mas há um apelo comercial bem forte por traz.

16. Que práticas podem identificar e registrar com o uso das TDIC?
Apontaram novas formas de comunicação e busca de informações, que auxiliam nos conteúdos escolares, novos hábitos, novas relações de trabalho, novas formas de socialização, interatividade. Também destacaram o registro através de filmagens, danças, cantigas, práticas pedagógicas, assistir filmes e o uso do Datashow.

17. Professor, através de observações, como os alunos utilizam as TDIC na escola e o que pensam sobre essas experiências?
Observam que os alunos usam mais intensamente para comunicação e poucos como ferramenta de busca de informações e aprendizado. Os alunos não temem (ou perdem o medo) em mexer nos equipamentos. As TDIC fascinam os educandos e prende mais sua atenção nos conteúdos. Ressaltam que poderia haver aulas mais específicas com pessoas formadas na área.

18. Que desafios para a integração das TDIC você encontrou em sua escola?
Analisam a falta de domínio e conhecimento dos equipamentos como maiores desafios. Os recursos estão disponíveis, porém há a necessidade de aprender mais para usá-los.

19. Que sugestões vocês podem dar para fortalecer o processo da Cultura Digital na escola?
Como sugestões, indicam: o incentivo a formação do professor, através de cursos e também dos alunos com mais dificuldades; a motivação dos professores e alunos para fazerem uso destes recursos; facilitar o acesso aos alunos; criar canais comunicativos entre docentes e discentes e aquisição da lousa digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário