ANALISE DO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES:
1.
Qual a carga horária ( total ) ?
A
maioria trabalha em média 40 horas, sendo que há também alguns com 50 horas e
60 horas também.
2.
Quantas horas por dia em média você fica conectado a internet e qual a
frequência na semana?
Em
média a maioria se conecta 1 hora por dia e acessa todos os dias.
3.
Você possui perfil em rede social e endereço eletrônico?
A
maioria possui perfil em rede social e endereço eletrônico apenas um dos
entrevistados não possui nem uma das duas opções de perfil.
4.
Você considera que as TDICs vieram para facilitar e auxiliar nas tarefas do dia
a dia?
Os
professores consideram que as tecnologias vieram para auxilia-los com certeza
e foram unanimes em responder que não.
5.
Professor ao adquirir uma mídia tecnológica (celular, TV, notebook, tablete,
câmera digital, filmadora e outros) como você aprende a usá-las?
Há
uma variedade de maneiras de aprender a usar alguns leem o manual, outros
aprendem na internet e ou pedem ajuda a alguém ou pesquisam na internet.
6.
Quais tecnologias pedagógicas você professor utiliza em seu dia a dia, com seus
alunos em suas aulas?
Todos
utilizam a tecnologia em suas aulas aqui podemos citar na maioria a TV,
aparelhos de DVD, Câmera Digital e Computador e Internet e alguns o Celular o
Tablet e Filmadora.
7.
Que mudanças essas práticas vêm introduzindo na escola, dentro e fora das salas
de aula?
Possibilita
mais dinamismo as aulas; desenvolve a criatividade tanto do professor como dos
alunos; torna as aulas mais atrativas, possibilita a inserção dos alunos ao
mundo digital (acesso aos alunos que ainda não tem). Colaboram com os trabalhos
na escola e ajuda no aprendizado do aluno, mantendo-os atualizados. Mais
recursos disponíveis para melhorar o ensino.
8.
Qual a maior dificuldade que você enfrenta para utilizar as mídias ou
tecnologias em suas aulas?
A
maioria dos professores ressalta a falta de tempo, excesso de aulas o que
dificulta o planejamento das aulas com esses equipamentos e falta de prática e
domínio sobre os programas que podem ser usados como ferramentas
pedagógicas.Equipamentos insuficientes para fazer uso.
9.
Professor ao usar o laboratório com os alunos, quais as dificuldades?
Todos
responderam que a internet lenta é o maior dificuldade.
10.
Ao utilizar os equipamentos tecnológicos da escola:
A
maioria tenta aprender por conta ou com ajuda os equipamentos e alguns fazem
curso para utilizar e alguns pedem ajuda ao professor de tecnologias e
uma minoria sabe utilizar sem precisar de algum auxílio.
11.
Você se considera um usuário consciente do uso das TDICs?
Nesse
quesito observou-se um equilíbrio nas respostas, pois 60 % acreditam que sim e
40% em parte.
12.
Você utiliza e navega na Internet com segurança?
Todos
acreditam que utilizam e navegam com segurança.
13.
Você conhece e acessa o blog da escola?
A
maioria conhece, somente um professor não.
14.
O que o mais o atrai e fascina ao lidar com as tecnologias?
O
professor considera a aula mais dinâmica, participativa e um maior envolvimento
com a utilização de equipamentos atualizados para a prática pedagógica.
Facilitar o acesso as redes sociais e busca de maiores conhecimentos com
agilidade das informações, a sociabilidade, como sendo os principais atrativos.
15.
Você se sente pressionado a utilizar as TDIC?
Os
professores responderam que não ou apenas em parte, mas sentem que é uma
necessidade do educador estar atualizado, aumentando o domínio sobre estes. Ao
mesmo tempo consideram-se satisfeitos em poder ter acesso as TDIC. Advertem
ainda que, às vezes podemos até não perceber, mas há um apelo comercial bem
forte por traz.
16.
Que práticas podem identificar e registrar com o uso das TDIC?
Apontaram
novas formas de comunicação e busca de informações, que auxiliam nos conteúdos escolares,
novos hábitos, novas relações de trabalho, novas formas de socialização,
interatividade. Também destacaram o registro através de filmagens, danças,
cantigas, práticas pedagógicas, assistir filmes e o uso do Datashow.
17.
Professor, através de observações, como os alunos utilizam as TDIC na escola e
o que pensam sobre essas experiências?
Observam
que os alunos usam mais intensamente para comunicação e poucos como ferramenta
de busca de informações e aprendizado. Os alunos não temem (ou perdem o medo)
em mexer nos equipamentos. As TDIC fascinam os educandos e prende mais sua
atenção nos conteúdos. Ressaltam que poderia haver aulas mais específicas com
pessoas formadas na área.
18.
Que desafios para a integração das TDIC você encontrou em sua escola?
Analisam
a falta de domínio e conhecimento dos equipamentos como maiores desafios. Os
recursos estão disponíveis, porém há a necessidade de aprender mais para
usá-los.
19.
Que sugestões vocês podem dar para fortalecer o processo da
Cultura Digital na escola?
Como
sugestões, indicam: o incentivo a formação do professor, através de cursos e
também dos alunos com mais dificuldades; a motivação dos professores e alunos
para fazerem uso destes recursos; facilitar o acesso aos alunos; criar canais
comunicativos entre docentes e discentes e aquisição da lousa digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário