Atividade desenvolvida no Curso de Especialização: Educação na Cultura Digital.
Esta atividade objetivava compor o Retrato da cultura digital do CEJA de Itapiranga SC. Foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos com o intuito de conhecer o perfil tecnológico.
Cursistas: Dircelei Arenhard, Mariane Fiorentin, Roseli Gass, Gislaine Fabião e Lidiane Wermuth
Tutor: Marcos Fiorentin
Professora: Christina Martinez Hipólito
Compor o Retrato de uma Escola, não é uma tarefa simples, requer um
olhar atento e investigativo, ainda mais quando se trata do uso das
TDICs. Portanto para dar maior lisura e credibilidade ao trabalho, após
uma observação inicial e superficial, decidiu-se aplicar questionários
para os alunos e professores do CEJA, no intuito de descobrir qual era o
perfil tecnológico dessa clientela.
Hoje as TDICs estão integradas no âmbito familiar, fazendo parte do
cotidiano do ser humano e os alunos do CEJA não fogem a essa realidade.
Apesar de não terem concluído os estudos na idade certa, eles não estão
aquém do mundo que os cerca. Sabem muito bem o que querem e estão em
busca do conhecimento, recorrendo a escola e à internet como meio e
ferramentas para o acesso a informação, a pesquisa e entretenimento.
Podemos observar que a maioria dos alunos possui seu endereço
eletrônico, como também um perfil em alguma rede social, considerando-se
usuários conscientes. Acreditam que não tem muitas dificuldades ao
lidarem com as tecnologias, e que elas vieram para facilitar nas tarefas
do seu dia a dia. O questionário nos mostrou que devemos divulgar mais o
blog da escola, pois apenas metade dos alunos o acessa e conhece.
Na opinião dos alunos, os professores sabem utilizar as TDICs, e estão
abertos á inovação. Acreditam também que os professores são fundamentais
no processo de formação dos estudantes e influenciam total ou
parcialmente nas suas vidas. Avaliam que eles não poderão ser
substituídos totalmente pelas TDICs, mas podendo ocorrer em parte.
Observou-se com a aplicação da pesquisa que a maioria tem computador, notebook, ou celular e que o tablet também é utilizado pelos alunos da escola para o acesso doméstico.
Observou-se com a aplicação da pesquisa que a maioria tem computador, notebook, ou celular e que o tablet também é utilizado pelos alunos da escola para o acesso doméstico.
Podemos analisar que os alunos da nossa escola possuem várias
ferramentas tecnologicas em suas casas. Constatou-se a internet, o
computador, notebook, DVDs e câmera digital, como TDICs mais utilizadas
em sala de aula. Sendo avaliada a TV, o computador, internet, celular,
rádio as que mais ajudam no processo de aprendizagem.
No entanto, é visível que as mesmas vem sendo utilizadas com a
finalidade de contribuir com o conteúdo trabalhado, através de pesquisas
em sua grande maioria, comunicação e entretenimento. Dessa forma,
percebe-se que para o educando essa prática é muito atrativa, fazendo
com que o aluno internalize conteúdos de modo descontraído, já que, os
mesmos dominam as TDIC quase que na sua totalidade. A maioria faz uso da
internet todos os dias e em média uma hora, segundo a pesquisa
realizada.
A escola e o professor precisam se inserir no mundo tecnológico através
do processo de ensino aprendizagem das TDICs para poder acompanhar os
seus alunos no uso dessas ferramentas e adequando o seu currículo cada
vez mais para que o mesmo torne-se atrativo, pois cada vez mais e mais
cedo temos acesso a esse universo de informações e tecnologias. Os
avanços nesta área acontecem muito rápido e precisamos estar preparados
para isso.
Tendo em vista que a maioria dos alunos do CEJA tem acesso a vários
meios tecnológicos, nós professores tentamos inserir as TDICs nas
aulas com a finalidade de ampliar e melhorar o ensino e a
aprendizagem.
A escola tem um papel fundamental na construção dessa cultura,
contribuindo na formação de sujeitos críticos, mentalidades e
identidades individuais e coletivas. A mesma é um dos principais meios
para dar apoio aos alunos no conhecimento das culturas digitais, porém
nem todos os professores e nem todas as instituições escolares estão
preparadas para isto. Precisamos de mais conhecimentos sobre as mídias
em geral para podermos dar um salto nas culturas digitais em nossas
escolas. As TDIC ainda são para muitos novidades, pelas dificuldades de
alguns acessos e por desconhecimentos de algumas mídias, sendo assim as
culturas populares prevalecem ainda no cotidiano de nossos alunos.
O papel da educação, é divulgar e disseminar o conhecimento produzido e
estimulando inovações na educação principalmente com introdução das
TDICs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário