terça-feira, 7 de outubro de 2014

RETRATO DA ESCOLA - CEJA ITAPIRANGA

Atividade desenvolvida no Curso de Especialização: Educação na Cultura Digital.
Esta atividade objetivava compor o Retrato da cultura digital do CEJA de Itapiranga SC. Foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos com o intuito de conhecer o perfil tecnológico.
Cursistas: Dircelei Arenhard, Mariane  Fiorentin, Roseli Gass, Gislaine Fabião e Lidiane Wermuth
Tutor: Marcos Fiorentin
Professora: Christina Martinez Hipólito

Compor o Retrato de uma Escola, não é uma tarefa simples, requer um olhar atento e investigativo, ainda mais quando se trata do uso das TDICs. Portanto para dar maior lisura e credibilidade ao trabalho, após uma observação inicial e superficial, decidiu-se aplicar questionários para os alunos e professores do CEJA, no intuito de descobrir qual era o perfil tecnológico dessa clientela.
Hoje as TDICs estão integradas no âmbito familiar, fazendo parte do cotidiano do ser humano e os alunos do CEJA não fogem a essa realidade. Apesar de não terem concluído os estudos na idade certa, eles não estão aquém do mundo que os cerca. Sabem muito bem o que querem e estão em busca do conhecimento, recorrendo a escola e à internet como meio e ferramentas para o acesso a informação, a pesquisa e entretenimento.
Podemos observar que a maioria dos alunos possui seu endereço eletrônico, como também um perfil em alguma rede social, considerando-se usuários conscientes. Acreditam que não tem muitas dificuldades ao lidarem com as tecnologias, e que elas vieram para facilitar nas tarefas do seu dia a dia. O questionário nos mostrou que devemos divulgar mais o blog da escola, pois apenas metade dos alunos o acessa e conhece.
Na opinião dos alunos, os professores sabem utilizar as TDICs, e estão abertos á inovação. Acreditam também que os professores são fundamentais no processo de formação dos estudantes e influenciam total ou parcialmente nas suas vidas.  Avaliam que eles não poderão ser substituídos totalmente pelas TDICs, mas podendo ocorrer  em parte.
Observou-se com a aplicação da pesquisa que a maioria tem computador, notebook, ou  celular e que o tablet também é utilizado pelos alunos da escola para o acesso doméstico.
Podemos analisar que os alunos da nossa escola possuem várias ferramentas tecnologicas em suas casas. Constatou-se a internet, o computador, notebook, DVDs e câmera digital, como TDICs mais utilizadas em sala de aula. Sendo avaliada a TV, o computador, internet, celular, rádio as que mais ajudam no processo de aprendizagem.
No entanto, é visível que as mesmas vem sendo utilizadas com a finalidade de contribuir com o conteúdo trabalhado, através de pesquisas em sua grande maioria, comunicação e entretenimento. Dessa forma, percebe-se que para o educando essa prática é muito atrativa, fazendo com que o aluno internalize conteúdos de modo descontraído, já que, os mesmos dominam as TDIC quase que na sua totalidade. A maioria faz uso da internet todos os dias e em média uma hora, segundo a pesquisa realizada.
A escola e o professor precisam se inserir no mundo tecnológico através do processo de ensino aprendizagem das TDICs para poder acompanhar os seus alunos no uso dessas ferramentas e adequando o seu currículo cada vez mais para que o mesmo torne-se atrativo, pois cada vez mais e mais cedo temos acesso a esse universo de informações e tecnologias. Os avanços nesta área acontecem muito rápido e precisamos estar preparados para isso.
Tendo em vista que a  maioria dos   alunos do CEJA  tem acesso a vários meios tecnológicos, nós professores tentamos inserir as TDICs nas aulas  com a finalidade de ampliar e melhorar o ensino e a  aprendizagem.
A escola tem um papel fundamental na construção dessa cultura, contribuindo na formação de sujeitos críticos, mentalidades e identidades individuais e coletivas. A mesma  é um dos principais meios para dar apoio aos alunos no conhecimento das culturas digitais, porém nem todos os professores e nem todas as instituições escolares estão preparadas para isto. Precisamos de mais conhecimentos sobre as mídias em geral para podermos dar um salto nas culturas digitais em nossas escolas. As TDIC ainda são para muitos novidades, pelas dificuldades de alguns acessos e por desconhecimentos de algumas mídias, sendo assim as culturas populares prevalecem ainda no cotidiano de nossos alunos.
O papel da educação, é divulgar e disseminar o conhecimento produzido e estimulando inovações na educação principalmente com introdução das TDICs.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário