terça-feira, 24 de novembro de 2015

Célula - Unidade Fundamental da Vida


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Disciplina: PLAC 3
Professora: Graziela Gomes Stein Teixeira
Tutor: Marcos Fiorentin
Cursista: Dircelei Arenhardt
                    
           Ação 1. O que será realizado.
O presente trabalho irá descrever de forma sucinta a experiência percorrida até o momento, procurando relatar a atividade desenvolvida até o presente bem como compartilhar essa experiência adquirida no decorrer da trajetória com os demais colegas, e porque não trocar essas experiência. Bem como responder e perceber a importância e a diferença da aprendizagem dos alunos ao se utilizar TDIC, no ensino. É possível desenvolver de forma prática e muito dinâmica as aulas.
Afinal o aluno do século 21 se tornou um desafio para os métodos tradicionais de ensino. Por isso a necessidade de pensar e mudar esses métodos. É preciso atrair o interesse de quem, fora da escola, está cercado por tecnologias e é bombardeado por informações o tempo todo.
O objetivo principal desta prática pedagógica Ação 1 do Núcleo Especifico: Biologia- Formação de Educadores na Cultura do curso de Especialização Educação na Cultura Digital, oferecido pela UFSC, em parceria com o MEC e da Secretaria de Estado da Educação, era utilizar recursos tecnológicos TDIC, no decorrer do desenvolvimento das aulas na disciplina de Biologia, com alunos do Ensino Médio  CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA Itapiranga/SC. Localizado na Rua São Bonifácio, 186 Centro, pelo fato de estar atuando na mesma escola e disciplina. Escolhi esse tema por ser relevante e estar trabalhando no momento.
O tema escolhido e desenvolvido na prática pedagógica foi “Célula Unidade Fundamental da Vida”, a qual oferece uma gama de assunto para serem trabalhados na disciplina.  Teoria Celular “Todos os seres vivos são formados por células”.
Podemos ampliar ainda mais essa Teoria. Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas que elas produzem; as células são, portanto, as unidades morfológicas dos seres vivos. A célula é a menor unidade viva. Todo organismo celular tem início com a célula ovo. Toda célula provem de outra. Todas as reações metabólicas de um organismo ocorrem dentro das células. O formato das células está ligado à sua função. As atividades essenciais que caracterizam  a  vida  ocorrem  no  interior  das  células;  estas  são, portanto, as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos.
Novas células se formam pela divisão de  células  preexistentes,  por  meio  da  divisão  celular;  a continuidade da vida depende, portanto, da reprodução celular.
Apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o fato de serem constituídos por células.
Ação 2. Como será Realizado?
Num primeiro momento ocorreu a introdução do conteúdo envolvendo, conceitos e o histórico sobre o tema escolhido, a explanação se deu da forma oral com o auxílio das tecnologias, programa Power Point apresentação de slides. E o uso dos painéis onde estão representadas as células animal e vegetal.
Em segundo momento para reforçar o assunto obtive o auxílio de Vídeos sobre células, organelas e suas funções, utilizando das TDIC, Data Show, som.
Num terceiro momento os alunos foram desafiados a confeccionar sua própria célula, utilizando materiais como: isopor, tinta, grãos, massa de modelar entre outros.
Foto 04, células confeccionadas pelos alunos
Após a confecção das células os alunos foram encaminhados no laboratório de informática onde fizeram busca de informações a respeito dos temas envolvendo;
·         Doenças nas Células;        *  Clonagem.
Foto 05, alunos buscando conhecimento no laboratório de informática.
Num quarto momento trabalhamos mais o tema “Clonagem”, envolvendo questões como:* quem seria clonado, * porque seria clonado, *quem autorizaria os clones, * autorizaria um clone próprio. Além desses assuntos também envolveram assuntos como ética.
Após esse momento os alunos foram submetidos a um novo desafio. Se teriam a capacidade e a liberdade de criar um novo ser com auxílio da tecnologia e utilizando-se do método de clonagem, qual seria o ser que iriam “criar ou clonar”. Cada aluno liberou sua imaginação, alguns exemplos em anexo.
 Foto 06, Nova  espécie “clone” criado por um dos alunos. Outros exemplos anexo.
Num quinto momentos alunos participaram da feira das profissões da FAI-Faculdades, onde tiveram a oportunidade de observar no microscópio células do sangue, bactérias e fungos.
Foto 02 Visita FAI-Faculdades
                                                    Foto 03 Laboratório FAI-Faculdades                                          
 E num sexto momento assistiriam ao vídeo “Viagem fantástica ao corpo humano”, o qual serviu para encerrar o assunto célula, já que o vídeo mostra desde fecundação, nascimento, crescimento, desenvolvimento, reprodução, envelhecimento até a morte do ser humano.
Trabalhar dessa forma acredito que fica mais claro para o aluno, pois o mesmo absorve o conhecimento envolvendo mais sentidos (audição, visão, tato).
Também se torna autor do próprio trabalho, não apenas um mero espectador, pois é desafiado a criar e deixar a imaginação solda, para a confecção da própria célula, clone,  o que forma cidadãos capazes de observar, analisar, criticar e depois escolher a melhor maneira de trabalhar.
Acredito que a intervenção para escola é ter o privilégio de ter alunos que serão capazes de criar e produzir e não apenas copiar. Acredita-se que terão capacidade de captar ainda mais o conteúdo quando é oferecido de várias maneiras: (visão, áudio, tato).
Se tivesse ocorrido de forma interdisciplinar com certeza teria um fortalecimento maior.
Ação 03. Avaliação da Experiência.
A experiência foi positiva pois os alunos demonstraram atenção, interesse e participação. Consequentemente, o aprendizado sobre o objeto de estudo se deu de forma satisfatória.
É possível perceber que as aulas foram muito bem aproveitadas para a aplicação da intervenção.
Os alunos quando são envolvidos se tornam atores e não meros expectadores, tem outra visão e conseguem  entender o porquê estão estudando determinados assuntos começam ter mais interesse. Eles conseguem dar um sentido, uma finalidade.
Hoje iria trabalhar um pouco diferente. Solicitaria para os alunos que  desenvolvessem uma narrativa digital em que descrevessem a experiência adquirida, e as dificuldades e acertos no processo de aprendizagem do tema.
Incluiria mais aulas práticas para observação de diversas células no microscópio.
Dificuldades aparecem sempre, no inicio os alunos apresentaram-se pouco resistentes, como são adultos nem todos tem afinidades para usarem o computador, mas quando perceberam e conseguiram dar sentido real, que nosso corpo e suas funções giram tudo em torno das células se envolveram.
Acredito que consegui atingir meu objetivo proposto inicialmente.

Tecnologias envolvidas.
·         Maquina digital,
·         Computadores ligados a internet;
·         Data Show;
·         Caixa de som;
·         Microscópio.

Para o desenvolvimento do trabalho escolhi o tema Célula, onde desenvolvi a aula com a turma de alunos do ensino médio Ceja – Itapiranga SC,  da seguinte maneira:



- introdução do histórico, conceito, células e suas organelas, onde conteúdo foi explanado com o auxílio das tecnologias através da apresentação de slides;
- painel com células animal vegetal;
 Os assuntos foram reforçados com o auxílio de Vídeos sobre células, organelas e suas funções;
    -  https://www.youtube.com/watch?v=Plw1jZTT7cQ –Funcionamento da célula.
Num segundo momento os alunos foram desafiados a confeccionar sua própria célula.
- confecção da célula (animal e ou vegetal) utilizando materiais como: isopor, tinta, grãos, massa de modelar entre outros;
            Os alunos se envolveram e empenharam com entusiasmo na confecção da própria célula. Conforme podemos observar nas fotos, bem como no vídeo produzido.
Descrição: C:\Users\windows\Documents\Biologia 2015\Biologia 2 semestre\Fotos célula\100_2266.JPG










Fotos 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, mostrando o desenvolvimento da confecção das células. Fotos autora.

Terceiro momento os alunos foram encaminhados no laboratório de informática onde fizeram busca de informações a respeito dos temas envolvendo;
·          Doenças nas Células;        *  Clonagem.
            Num quarto momento trabalhamos mais o tema “Clonagem”, envolvendo questões como:* quem seria clonado, * porque seria clonado, *quem autorizaria os clones, * autorizaria um clone próprio. Além desses assuntos também envolveram assuntos como ética. Após esse momento os alunos foram submetidos a um novo desafio. Se teriam a capacidade e a liberdade de um ser com auxílio da tecnologia e utilizando-se do método de clonagem, qual ser iriam “criar ou clonar”. Cada aluno liberou sua imaginação, alguns exemplos.

       
 
    
Fotos 01, 02, 03, 04, 05, 06, exemplares de clones criados por alguns alunos. Fotos autora.










Num quinto momento foi realizado uma visita a faculdade FAI-Itapiranga, onde tiveram a oportunidade de observarem no laboratório células de sangue, bactérias.















Para encerrar  o conteúdo foi passado o video: 
https://www.youtube.com/watch?v=SBYujRVVuS0

Tecnologias envolvidas;
·         Computador;
·         Data show;
·         Laboratório informática e Internet;

·         Máquina digital.

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