UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Disciplina: PLAC 3
Professora: Graziela Gomes Stein Teixeira
Tutor: Marcos
Fiorentin
Cursista:
Dircelei
Arenhardt
Ação 1. O que será realizado.
O presente trabalho irá descrever
de forma sucinta a experiência percorrida até o momento, procurando relatar a
atividade desenvolvida até o presente bem como compartilhar essa experiência
adquirida no decorrer da trajetória com os demais colegas, e porque não trocar
essas experiência. Bem como responder e perceber a importância e a diferença da
aprendizagem dos alunos ao se utilizar TDIC, no ensino. É possível desenvolver
de forma prática e muito dinâmica as aulas.
Afinal o
aluno do século 21 se tornou um desafio para os métodos tradicionais de
ensino. Por isso a necessidade de pensar e mudar esses métodos. É preciso
atrair o interesse de quem, fora da escola, está cercado por tecnologias e é
bombardeado por informações o tempo todo.
O
objetivo principal desta prática pedagógica Ação 1 do Núcleo Especifico:
Biologia- Formação de Educadores na Cultura do
curso de Especialização Educação na Cultura Digital, oferecido
pela UFSC, em parceria com o MEC e da Secretaria de Estado da Educação, era
utilizar recursos tecnológicos TDIC, no decorrer do desenvolvimento das aulas
na disciplina de Biologia, com alunos do Ensino Médio CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA
Itapiranga/SC. Localizado na Rua São Bonifácio, 186 Centro, pelo fato de estar
atuando na mesma escola e disciplina. Escolhi esse tema por ser relevante e estar
trabalhando no momento.
O tema
escolhido e desenvolvido na prática pedagógica foi “Célula Unidade Fundamental
da Vida”, a qual oferece uma gama de assunto para serem trabalhados na
disciplina. Teoria Celular “Todos os
seres vivos são formados por células”.
Podemos
ampliar ainda mais essa Teoria. Todos os seres vivos são formados por células e
por estruturas que elas produzem; as células são, portanto, as unidades
morfológicas dos seres vivos. A célula é a menor unidade viva. Todo organismo
celular tem início com a célula ovo. Toda célula provem de outra. Todas as
reações metabólicas de um organismo ocorrem dentro das células. O formato das
células está ligado à sua função. As atividades essenciais que
caracterizam a vida
ocorrem no interior
das células; estas
são, portanto, as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos.
Novas
células se formam pela divisão de
células preexistentes, por
meio da divisão
celular; a continuidade da vida
depende, portanto, da reprodução celular.
Apesar
das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o
fato de serem constituídos por células.
Ação 2.
Como será Realizado?
Num
primeiro momento ocorreu a introdução do conteúdo envolvendo, conceitos e o
histórico sobre o tema escolhido, a explanação se deu da forma oral com o
auxílio das tecnologias, programa Power Point apresentação de slides. E o uso
dos painéis onde estão representadas as células animal e vegetal.
Em
segundo momento para reforçar o assunto obtive o auxílio de Vídeos sobre
células, organelas e suas funções, utilizando das TDIC, Data Show, som.
Num
terceiro momento os alunos foram desafiados a confeccionar sua própria célula,
utilizando materiais como: isopor, tinta, grãos, massa de modelar entre outros.
Foto 04, células confeccionadas pelos alunos |
Após a confecção das
células os alunos
foram encaminhados no laboratório de informática onde fizeram busca de
informações a respeito dos temas envolvendo;
·
Doenças nas Células; *
Clonagem.
Foto 05, alunos buscando conhecimento no laboratório de informática. |
Num quarto momento trabalhamos
mais o tema “Clonagem”, envolvendo questões como:* quem seria clonado, * porque
seria clonado, *quem autorizaria os clones, * autorizaria um clone próprio.
Além desses assuntos também envolveram assuntos como ética.
Após esse momento os alunos foram
submetidos a um novo desafio. Se teriam a capacidade e a liberdade de criar um
novo ser com auxílio da tecnologia e utilizando-se do método de clonagem, qual
seria o ser que iriam “criar ou clonar”. Cada aluno liberou sua imaginação,
alguns exemplos em anexo.
Foto 06, Nova espécie “clone” criado por um dos alunos. Outros exemplos anexo. |
Num quinto momentos
alunos participaram da feira das profissões da FAI-Faculdades, onde tiveram a
oportunidade de observar no microscópio células do sangue, bactérias e fungos.
Foto 02 Visita FAI-Faculdades |
Foto 03 Laboratório FAI-Faculdades |
E num sexto momento
assistiriam ao vídeo “Viagem fantástica ao corpo humano”, o qual serviu para
encerrar o assunto célula, já que o vídeo mostra desde fecundação, nascimento,
crescimento, desenvolvimento, reprodução, envelhecimento até a morte do ser
humano.
Trabalhar
dessa forma acredito que fica mais claro para o aluno, pois o mesmo absorve o
conhecimento envolvendo mais sentidos (audição, visão, tato).
Também se
torna autor do próprio trabalho, não apenas um mero espectador, pois é
desafiado a criar e deixar a imaginação solda, para a confecção da própria
célula, clone, o que forma cidadãos
capazes de observar, analisar, criticar e depois escolher a melhor maneira de
trabalhar.
Acredito
que a intervenção para escola é ter o privilégio de ter alunos que serão
capazes de criar e produzir e não apenas copiar. Acredita-se que terão
capacidade de captar ainda mais o conteúdo quando é oferecido de várias
maneiras: (visão, áudio, tato).
Se
tivesse ocorrido de forma interdisciplinar com certeza teria um fortalecimento
maior.
Ação 03.
Avaliação da Experiência.
A
experiência foi positiva pois os alunos demonstraram atenção, interesse e
participação. Consequentemente, o aprendizado sobre o objeto de estudo se deu
de forma satisfatória.
É possível perceber que as aulas
foram muito bem aproveitadas para a aplicação da intervenção.
Os alunos quando são envolvidos se
tornam atores e não meros expectadores, tem outra visão e conseguem entender o porquê estão estudando
determinados assuntos começam ter mais interesse. Eles conseguem dar um
sentido, uma finalidade.
Hoje iria trabalhar um pouco
diferente. Solicitaria para os alunos que
desenvolvessem uma narrativa digital em que descrevessem a experiência
adquirida, e as dificuldades e acertos no processo de aprendizagem do tema.
Incluiria mais aulas práticas
para observação de diversas células no microscópio.
Dificuldades aparecem sempre, no
inicio os alunos apresentaram-se pouco resistentes, como são adultos nem todos
tem afinidades para usarem o computador, mas quando perceberam e conseguiram
dar sentido real, que nosso corpo e suas funções giram tudo em torno das
células se envolveram.
Acredito que consegui atingir meu
objetivo proposto inicialmente.
Tecnologias envolvidas.
·
Maquina digital,
·
Computadores ligados a internet;
·
Data Show;
·
Caixa de som;
·
Microscópio.
- introdução do histórico, conceito, células e suas
organelas, onde conteúdo foi explanado com o auxílio das tecnologias através da
apresentação de slides;
- painel com células animal vegetal;
Os assuntos
foram reforçados com o auxílio de Vídeos sobre células, organelas e suas
funções;
- https://www.youtube.com/watch?v=FULh4hXgEAk-
Células em 3D
- https://www.youtube.com/watch?v=Plw1jZTT7cQ
–Funcionamento da célula.
Num segundo momento os
alunos foram desafiados a confeccionar sua própria célula.
- confecção da célula (animal e ou vegetal)
utilizando materiais como: isopor, tinta, grãos, massa de modelar entre outros;
Os
alunos se envolveram e empenharam com entusiasmo na confecção da própria
célula. Conforme podemos observar nas fotos, bem como no vídeo produzido.
Fotos
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, mostrando o desenvolvimento da confecção das
células. Fotos autora.
Terceiro momento os
alunos foram encaminhados no laboratório de informática onde fizeram busca de
informações a respeito dos temas envolvendo;
·
Doenças nas Células; * Clonagem.
Num
quarto momento trabalhamos mais o tema “Clonagem”, envolvendo questões como:*
quem seria clonado, * porque seria clonado, *quem autorizaria os clones, * autorizaria
um clone próprio. Além desses assuntos também envolveram assuntos como ética. Após
esse momento os alunos foram submetidos a um novo desafio. Se teriam a
capacidade e a liberdade de um ser com auxílio da tecnologia e utilizando-se do
método de clonagem, qual ser iriam “criar ou clonar”. Cada aluno liberou sua
imaginação, alguns exemplos.
Fotos 01, 02, 03, 04, 05, 06, exemplares de clones criados por alguns alunos. Fotos autora.
Num quinto momento foi realizado uma visita a faculdade FAI-Itapiranga, onde tiveram a oportunidade de observarem no laboratório células de sangue, bactérias.
Para encerrar o conteúdo foi passado o video:
https://www.youtube.com/watch?v=SBYujRVVuS0
Tecnologias
envolvidas;
·
Computador;
·
Data show;
·
Laboratório informática e Internet;
·
Máquina digital.
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