segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Turma do Ensino Fundamental realiza exposição de mosaicos

Nas aulas do dia 20 a 27 de setembro os alunos do Ensino Fundamental Matutino, Bloco B, realizam a confecção de mosaicos - tábua decorada a partir da colagem de grãos e sementes.
A temática se desvelou a partir do estudo da Arte Bizantina, período no qual, o mosaico é expressão máxima e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas das Igrejas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores.
Desta forma, cada aluno criou um desenho relacionado à suas crenças ou sonhos. Com a conclusão dos trabalhos artísticos foi feita uma exposição dos mesmos no hall de entrada do CEJA.













Turma de Artes do Ensino Médio criam gravuras alternativas.

Gravura é uma imagem representando algo, como pintura, desenhos, relevos, etc. O material pode variar e classifica-se a gravura de acordo com o material de que é feita.
O termo "gravura" é muito conhecido pela maioria das pessoas, no entanto, as várias modalidades que constituem esse gênero, costumam confundir-se entre si, ou com outras formas de reprodução gráfica de imagens. Isto faz da gravura uma velha conhecida, da qual, pouco sabemos de fato.

Na aula do dia 26 de setembro, os alunos do Ensino Médio matutino, criaram gravuras a partir do processo alternativo. A criação do desenho estava relacionado ao gosto de cada um, na qual a temática proposta era “coisas que gosto”.
A técnica da gravura alternativa consiste na "gravação" de uma imagem sobre uma forma plana. Foi usada a bandejinha de isopor para gravar o desenho em sua superfície. Os meios de obter a imagem sobre a bandejinha são muitos, pois cada artista desenvolve seu procedimento pessoal no trato com o seu material. De um modo geral, cada aluno fez o desenho por meio de uma ponta fina - um instrumento de metal semelhante a uma grande agulha que serve de "caneta ou lápis". A ponta risca a matriz, que tem a superfície lisa, e esses traços formam sulcos, de modo a impedir que a tinta se retenha nessa parte. Com a ajuda de um rolinho de pintura cobriu-se a matriz (bandejinha de isopor) com tinta. A qual foi transferida através da pressão, imprimindo assim, a imagem no papel. Foram feitas várias impressões com a matriz confeccionada.













segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CEJA INICIA FORMATURAS DE 2011

Começa no dia 28-10 as formaturas de conclusão do ensino médio dos alunos do CEJA de Itapiranga. As solenidades vão coroar o esforço e dedicação de quase dois anos de aula, buscando recuperar o tempo perdido, pois na idade apropriada, por vários fatores não puderam terminar seus estudos. A primeira solenidade acontecerá na cidade de Tunápolis, envolvendo as turmas de Linha Pitangueira, Santa Helena e da sede do município. Estarão recebendo seu certificado 33 alunos. No dia seguinte, 29-10, é a vez do município de São João do Oeste, envolvendo os alunos da sede daquele município, de Linha Ervalzinho e Linha Cristo Rei. Ao total serão 63 alunos concluintes. No dia 05-11 é a vez dos alunos do município de Iporã do Oeste, envolvendo em torno de 45 alunos. O encerramento das formaturas será na cidade de Itapiranga, em meados de dezembro envolvendo os alunos do município que estudam na sede. Para a direção do CEJA é gratificante poder participar desse momento tão especial na vida dessas pessoas que não se acomodaram e foram à luta para adquirir o conhecimento científico e poder aliá-lo aos conhecimentos de vida que já possuem. Desde já queremos parabenizar a todos os alunos bem como os familiares e amigos envolvidos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Apresentação danças - aula de Ed Física - Iporã do Oeste

O movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade de punição. A presente atividade abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre as diferentes culturas, abordando os aspectos relacionados a ritmo, corpo, movimento e identidade cultural, em suas diversas dimensões sua relação com o corpo e movimento, estimulando à possibilidade de movimentar-se. Criar a dança é criar um ciclo de complexibilidade humanas que desafiam e ampliam a teoria e a pratica de ensino.                                 
                                            Marina Bianchi Pereguda

MarinaEEBMB 006

MarinaEEBMB 005

MarinaEEBMB 004

EDUCAÇÃO FÍSICA - 18/10/2011

Turma de Educação Física do Ensino Fundamental teve aula na propriedade do aluno
Zeno Altenhofen.









Zeno obrigado pela recepção!!!