segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Turma de Artes do Ensino Médio criam gravuras alternativas.

Gravura é uma imagem representando algo, como pintura, desenhos, relevos, etc. O material pode variar e classifica-se a gravura de acordo com o material de que é feita.
O termo "gravura" é muito conhecido pela maioria das pessoas, no entanto, as várias modalidades que constituem esse gênero, costumam confundir-se entre si, ou com outras formas de reprodução gráfica de imagens. Isto faz da gravura uma velha conhecida, da qual, pouco sabemos de fato.

Na aula do dia 26 de setembro, os alunos do Ensino Médio matutino, criaram gravuras a partir do processo alternativo. A criação do desenho estava relacionado ao gosto de cada um, na qual a temática proposta era “coisas que gosto”.
A técnica da gravura alternativa consiste na "gravação" de uma imagem sobre uma forma plana. Foi usada a bandejinha de isopor para gravar o desenho em sua superfície. Os meios de obter a imagem sobre a bandejinha são muitos, pois cada artista desenvolve seu procedimento pessoal no trato com o seu material. De um modo geral, cada aluno fez o desenho por meio de uma ponta fina - um instrumento de metal semelhante a uma grande agulha que serve de "caneta ou lápis". A ponta risca a matriz, que tem a superfície lisa, e esses traços formam sulcos, de modo a impedir que a tinta se retenha nessa parte. Com a ajuda de um rolinho de pintura cobriu-se a matriz (bandejinha de isopor) com tinta. A qual foi transferida através da pressão, imprimindo assim, a imagem no papel. Foram feitas várias impressões com a matriz confeccionada.













Nenhum comentário:

Postar um comentário