sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Disciplina: PLAC 3
Professora: Graziela Gomes Stein Teixeira
Tutor: Marcos Fiorentin
Cursista: Gislaine Alaniz Paradeda Fabião

Ação 1: O que será realizado.

            A escola que escolhemos para realização da ação foi o Centro de Educação de Jovens e Adultos _CEJA Itapiranga-SC localizado na Rua São Bonifácio,186 centro, está escola foi escolhida pelo fato de que no começo desta especialização eu estava atuando na escola como professora orientadora de tecnologias.
            Fazendo uma análise do caminho percorrido até aqui e com o objetivo de aprimorar o entendimento de como a escola no âmbito dos professores e do Gestor, começamos uma pesquisa on-line com todos os professores que atuam na escola no pólo sede e com o Gestor da Unidade Escolar para analisar o modo como o professor utiliza as  tecnologias de que tem acesso e a percepção do Gestor também. Está  pesquisa foi aplicada através do Google Formulário, como ocorreram atrasos no retorno das respostas, solicitamos ao Gestor que intervisse para que os questionários fossem respondidos.
            Assim com a escola incentivando os professores a responderem a pesquisa, inclusive disponibilizando a Sala de tecnologias e auxílio da professora orientadora de tecnologias, foi realizada a atividade, porem nã conseguimos atingir os 100% de professores a responder, ficando com o um numero de 8 participações  de um total de 10 professores.
            Os dados informados na pesquisa servem de parâmetro para o trabalho que pretendemos desenvolver. Com o intuito de auxiliar as práticas pedagógicas nas aulas com o uso das TDICs e integra-las ao processo de ensino e aprendizagem.
            A pesquisa apontou também de que forma os professores tem acesso as mídias, se é nas residências ou na escola que acessam a internet, que dispositivos utilizam e também qual o olhar do gestor sobre a forma como se dá a Cultura Digital na escola. E por ultimo revelou como os professores percebem de maneira geral o perfil tecnológico dos alunos da escola.
            O gestor  sinalizou na pesquisa que é preciso um projeto que contemple de forma mais rápida a integração da TDICs na escola.
            Após analisar as respostas da pesquisa percebemos a necessidade urgente de responder as dificuldades apontadas e assim elaborarmos um plano de ação para tentar suprir as principais dificuldades reveladas na pesquisa em relação ao uso pedagógico das TDICs na Unidade escolar.
            Pensamos em promover oficinas na forma de educação continuada para os professores do CEJA de Itapiranga-SC, oferecendo oportunidade de utilizar os recursos e as ferramentas  do Google em sala de aula, a aplicação destas tem o objetivo de integrar e ampliar as ferramentas do professor no uso pedagógico e compartilhar o conhecimento diante das diversas possibilidades que a tecnologia oferece.
Ação 2 como será realizado?
            Como no Núcleo Específico: Formação de Educadores na Cultura Digital, estamos desenvolvendo um projeto de formação, que será aplicado em forma de oficinas coletivamente e interdisciplinar, para que todos os professores da escola participem e conheçam as possibilidades que os recursos do Google disponibiliza.
            Assim como definimos que os docentes seriamos nós (eu e a Mariane) cursistas do Núcleo Específico: Formação de Educadores na Cultura Digital e a cursista Lidiane que participa do Núcleo Específico: Gestor com a colaboração da professora orientadora de tecnologia que estiver atuando na escola no momento de seu desenvolvimento e o curso acontecerá no começo do próximo ano letivo durante as paradas pedagógicas e desta forma atingira os professores que atuaram no ano letivo vigente.
            Acreditamos que com a realização deste trabalho será possível identificar a importância de integrar as tecnologias nas aulas e oportunizando aos professores novas possibilidades de integração e aplicação no ensino e aprendizagem do aluno.
Ação 03. Avaliação da Experiência
            Acredito que as ações 1 e 2 foram contempladas de forma satisfatória até porque conseguimos realizá-las, pórem fomos prejudicados pelo prazo no desenvolvimento e as questões que não dependiam só do nosso empenho, justo que dependíamos de respostas de outras pessoas.
            Sinto que poderíamos ter feito muito mais se tivéssemos mais tempo para efetivar as nossas práticas e planejar o projeto, o ano letivo está acabando e não conseguiremos realizar em tempo as oficinas, pois os professores encontram-se ocupados com as atividades da escola e encerramento do ano.

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