UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Disciplina: PLAC 3
Professora: Graziela Gomes Stein Teixeira
Tutor: Marcos Fiorentin
Cursista: Gislaine Alaniz Paradeda Fabião
Ação
1: O que será realizado.
A escola que escolhemos para realização da ação foi o
Centro de Educação de Jovens e Adultos _CEJA Itapiranga-SC localizado na Rua
São Bonifácio,186 centro, está escola foi escolhida pelo fato de que no começo
desta especialização eu estava atuando na escola como professora orientadora de
tecnologias.
Fazendo uma análise do caminho percorrido até aqui e com
o objetivo de aprimorar o entendimento de como a escola no âmbito dos
professores e do Gestor, começamos uma pesquisa on-line com todos os
professores que atuam na escola no pólo sede e com o Gestor da Unidade Escolar
para analisar o modo como o professor utiliza as tecnologias de que tem acesso e a percepção do
Gestor também. Está pesquisa foi
aplicada através do Google Formulário, como ocorreram atrasos no retorno das
respostas, solicitamos ao Gestor que intervisse para que os questionários
fossem respondidos.
Assim com a escola incentivando os professores a
responderem a pesquisa, inclusive disponibilizando a Sala de tecnologias e auxílio
da professora orientadora de tecnologias, foi realizada a atividade, porem nã
conseguimos atingir os 100% de professores a responder, ficando com o um numero
de 8 participações de um total de 10
professores.
Os dados informados na pesquisa servem de parâmetro para
o trabalho que pretendemos desenvolver. Com o intuito de auxiliar as práticas
pedagógicas nas aulas com o uso das TDICs e integra-las ao processo de ensino e
aprendizagem.
A pesquisa apontou também de que forma os professores tem
acesso as mídias, se é nas residências ou na escola que acessam a internet, que
dispositivos utilizam e também qual o olhar do gestor sobre a forma como se dá
a Cultura Digital na escola. E por ultimo revelou como os professores percebem
de maneira geral o perfil tecnológico dos alunos da escola.
O gestor sinalizou
na pesquisa que é preciso um projeto que contemple de forma mais rápida a
integração da TDICs na escola.
Após analisar as respostas da pesquisa percebemos a
necessidade urgente de responder as dificuldades apontadas e assim elaborarmos
um plano de ação para tentar suprir as principais dificuldades reveladas na
pesquisa em relação ao uso pedagógico das TDICs na Unidade escolar.
Pensamos em promover oficinas na forma de educação
continuada para os professores do CEJA de Itapiranga-SC, oferecendo
oportunidade de utilizar os recursos e as ferramentas do Google em sala de aula, a aplicação destas
tem o objetivo de integrar e ampliar as ferramentas do professor no uso pedagógico
e compartilhar o conhecimento diante das diversas possibilidades que a
tecnologia oferece.
Ação 2 como será realizado?
Como no Núcleo Específico: Formação de Educadores na
Cultura Digital, estamos desenvolvendo um projeto de formação, que será
aplicado em forma de oficinas coletivamente e interdisciplinar, para que todos
os professores da escola participem e conheçam as possibilidades que os
recursos do Google disponibiliza.
Assim como definimos que os docentes seriamos nós (eu e a
Mariane) cursistas do Núcleo Específico: Formação de Educadores na Cultura
Digital e a cursista Lidiane que participa do Núcleo Específico: Gestor com a
colaboração da professora orientadora de tecnologia que estiver atuando na
escola no momento de seu desenvolvimento e o curso acontecerá no começo do
próximo ano letivo durante as paradas pedagógicas e desta forma atingira os
professores que atuaram no ano letivo vigente.
Acreditamos que com a realização deste trabalho será
possível identificar a importância de integrar as tecnologias nas aulas e
oportunizando aos professores novas possibilidades de integração e aplicação no
ensino e aprendizagem do aluno.
Ação 03. Avaliação da
Experiência
Acredito que as ações 1 e 2 foram contempladas de forma
satisfatória até porque conseguimos realizá-las, pórem fomos prejudicados pelo prazo
no desenvolvimento e as questões que não dependiam só do nosso empenho, justo
que dependíamos de respostas de outras pessoas.
Sinto que poderíamos ter feito muito mais se tivéssemos
mais tempo para efetivar as nossas práticas e planejar o projeto, o ano letivo
está acabando e não conseguiremos realizar em tempo as oficinas, pois os
professores encontram-se ocupados com as atividades da escola e encerramento do
ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário