quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL



UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
PLAC 03
Professora: Graziela Gomes Stein Teixeira
Tutor: Marcos Fiorentin
Cursista: Lidiane Fuchs Wermuth

Ação 3 – Avaliação da Experiência

O presente relato de experiência descreve o caminho percorrido até o momento, e responde alguns questionamentos e reflexões no intuito de entender e perceber como a Cultura Digital vem sendo agregada no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA de Itapiranga.
Nesse sentido na primeira etapa do Núcleo Específico: Gestão do curso de Especialização Educação na Cultura Digital buscou-se refletir a gestão das tecnologias na realidade da escola, objetivando conhecer melhor o contexto tecnológico do CEJA de Itapiranga/SC. Para isso foi levantado um panorama atualizado de acesso e uso das TDIC na escola, contemplando o uso das TDIC pelos sujeitos do contexto escolar: gestão, professores e alunos, bem como as ferramentas mais utilizadas, observando os momentos que estas são usadas com mais frequência e quando este diminui.
Já na segunda etapa relatamos as diretrizes e estratégias relacionadas ao acesso e uso das TDIC na escola. Anexei documentos que sustentam o uso e identificando as estratégias adotadas para a integração das TDIC na escola.
Na terceira etapa retomaram-se as necessidades que se identificaram como essenciais para apropriar as TDIC na escola no âmbito das relações humanas e estruturais e diante disso planejou-se ações que ampliassem o uso e acesso das TDIC na escola. Nesse sentido o grupo de formação do CEJA, após observar e perceber que a principal sugestão dos professores para fortalecer o processo da Cultura digital na escola era incentivar a formação dos professores, oferecendo cursos básicos, motivando os professores a estarem fazendo uso das TDIC, resolveu desenvolver um trabalho coletivo de integração com o grupo (cursistas da especialização), no sentido de envolver todos os professores da escola para conhecer e aproveitar melhor os recursos do Google (projeto em anexo). Uma vez definidos os participantes, também foi preciso definir quem seriam os formadores ou docentes das oficinas, para que os propósitos fossem atingidos. Após conversas com o grupo de cursistas da especialização definiu-se que se aproveitaria o potencial de cada uma das cursistas da Especialização em Educação na Cultura Digital. As oficinas serão ministradas de forma interdisciplinar, com 2 (duas) cursistas do Núcleo Específico: Formação de Educadores na Cultura Digital (Mariane e Gislaine), juntamente com a integrante do Núcleo Específico de Gestão (Lidiane), além do apoio e auxílio da professora responsável pela sala de tecnologia.
            Procurando apresentar os recursos do Google como uma possibilidade e ferramenta que pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem, beneficiando o ato educativo e trazendo novos subsídios para estimular a aprendizagem. É preciso que os professores percebam as potencialidades pedagógicas das TDIC e as incorpore à sua prática, integrando os conteúdos à tecnologia, as estratégias de aprendizagem e as de ensino.
Enfim, avaliando agora a experiência de intervenção, observando o que deu certo, o que deu errado, dificuldades e quais foram os acertos. Para começar percebemos que deveria ser uma ação que empolgasse a todos. Então essa seria uma experiência nova, tanto para alunos e professores. Nesse sentido no final desse trabalho deveria ser possível perceber a importância ou a viabilidade da proposta como uma nova possibilidade de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e prazerosas, aproximando professores e alunos no sentido de potencializar o processo ensino aprendizagem.
Apesar de acreditar que essa ação irá estimular e muito a cultura digital na educação encontramos dificuldades no decorrer do caminho. Uma delas era os prazos para entrega dos trabalhos. Além disso, comprometeu a ideia inicial que tínhamos em aplicar esse plano de formação continuada ainda esse ano, pois como já estamos na reta final do ano letivo não há mais possibilidade de promover essas oficinas em tempo hábil. Os professores se encontram bastante atarefados e precisam dar conta de questões pedagógicas e administrativas para encerrar o ano letivo com sucesso. Além de precisarem preparar e corrigir avaliações e recuperações. Portanto o Plano de Formação do Núcleo Específico não será aplicado esse ano, mas pode ser utilizado em outro momento.
Mas gostaria de apontar também que temos em mão um ótimo projeto, que poderá ser aplicado a qualquer momento, e que este irá fortalecer muito no objetivo de integrar a cultura digital em nossas escolas.

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